+ Saúde

Por Paulo Silva com informações do expressaoms em 29/10/2016

A cada três minutos, mais de dois brasileiros morrem por falhas médicas

Erro médico - falhas que poderiam ser evitadas - é a causa a morte de mais de 2 brasileiros a cada três minutos em hospitais

ilustração internet -

 Erro médico - falhas que poderiam ser evitadas - é a causa a morte de mais de 2 brasileiros a cada três minutos em hospitais, informou o portal UOL. Tais falhas, chamadas de eventos adversos, representam erros como má dosagem de medicamentos ou uso incorreto de equipamentos.

A taxa alarmante é resultado de um estudo feito pela Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), divulgado nesta quarta-feira (26). A conclusão assustadora é que erros médicos podem ser uma das principais causas de morte do país.

Segundo noticiou o UOL, os pesquisadores estimam, conforme artigos já publicados, que só no ano passado 434,11 mil óbitos foram provocados por falhas no sistema de saúde nacional (tanto público quanto privado). O que representa 1,19 mil pessoas morrendo por dia devido a erros evitáveis. O UOL comparou, como exemplo, dados de 2013 do Ministério da Saúde. Naquele ano as doenças cérebro vasculares foram as que mais mataram os brasileiros, registrando 100 mil óbitos - 273 mortes por dia, em média.

O estudo projeta que, além das vidas perdidas, em 2015, os eventos adversos consumiram de R$ 5,19 bilhões a R$ 15,57 bilhões de recursos da saúde privada brasileira. Não há valores de perdas para o SUS.

Os eventos adversos causam mortes e desperdícios de verbas de um sistema de saúde que sofre com a falta de recursos, relata o UOL. A transparência na divulgação dos dados e evitar as falhas ajudam os pacientes e cortam desperdícios"médico que participou do estudo Renato Couto, da UFMG.

Oficina de Segurança ao Paciente

Com o objetivo de diminuir estes eventos, uma oficina está sendo oferecida neste sábado (29), no edifício Evolution, que fica na avenida Afonso Pena, 5723. O curso tem carga horário de 8 horas/aula e é destinado aos profissionais de saúde.

O evento tem a intenção de esclarecer dúvidas aos donos das empresas de saúde (clínicas, laboratórios, hospitais, bancos de sangue, home care, consultórios odontológicos, etc.) as e reforçar a importância de cuidar da segurança do paciente, com a prevenção de erros.

 


 
CANAIS





Artigos
Câmara Municipal
Cidades
De Olho no Emprego
Economia
Entretenimento
Esporte
Internacional
Moda
Mundo Pop
Notícias
Novelas
O que determina que primeiro de maio seja o dia do Trabalho em sua opinião?
Polícia
Política
Prefeitura Banner
Região
Saúde
Tecnologia
Três Lagoas
COLUNAS
Culinária
Mundo Pop
Esportes
Moda
CONTATO
(67) 3524 2129 / 3524 2868
contato@radiodifusora1250.com.br
LOCALIZAÇÃO
Rua Tiburcia Queiroz Monteiro, 850 - Santos Dumont
Três Lagoas / MS