+ Política

Por Paulo Silva direto da Redação em 26/08/2017

63 anos da morte de Getúlio Vargas

No Mato Grosso, Júlio Muller, irmão de Felinto Muller, homem de sua confiança.

 Há  63 anos exatamente no dia 24 de agosto de 1954 o Brasil ficou chocado com o suicídio do então presidente Getúlio Vargas. Ele morreu em seu quarto, após disparar um tiro no próprio coração, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Nascido no dia 19 de abril de 1882, em São Borja (RS), na fazenda Triunfo ele foi presidente do Brasil em duas ocasiões, líder da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha. Getúlio ficou conhecido pelos seus simpatizantes como "o pai dos pobres" por ter criado muitas leis sociais e trabalhistas. Considerado um dos políticos mais controversos da história do Brasil, Getúlio foi presidente do país em dois períodos. No primeiro, ficou 15 anos no poder, de 1930 a 1945. Quando fascismo, nazismo, comunismo, se alastravam pelo mundo, Getúlio apelou para o jeitinho brasileiro: criou a democracia autoritária.

Para garantir-se, nomeou interventores nos estados. No meu Mato Grosso, Júlio Muller, irmão de Felinto Muller, homem de sua confiança. Com a oposição interna apaziguada, Getúlio enfrenta os dois desafios ideológicos daquele momento mundial. Graças a Ele não caímos na malha do fascismo nem do comunismo. Getúlio inventou o nacionalismo a brasileira.

Quando necessário, aliou-se a Plínio Salgado, líder dos integralistas, seguidores do fascismo e do nazismo. À seleção brasileira que foi disputar a Copa do Mundo na Itália Getúlio disse:

“ Ides para um país que se renovou moral e materialmente. O italiano que se sentia deprimido antes do advento do fascismo, sente-se agora orgulhoso de sua própria raça. É esse o exemplo que deve guiar os esportistas 

Capta a importância do rádio criando a Voz do Brasil pela qual se dirigia não conclamando Operários e Camponeses, como faziam os comunistas, mas, sim com o seu: Trabalhadores do Brasil. Cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). A Rádio Nacional, com programas de auditório para alegrar o povão. Institucionaliza a censura.

Virginia Lane: “Fui amante dele por 15 anos. Eu estava na cama com Getúlio quando entraram e mataram ele. Vou contar detalhes no livro que estou escrevendo. (O livro nunca foi publicado).

 

Este governo foi dividido em três fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; entre 1934 e 1937 foi presidente da república do Governo Constitucional, eleito presidente pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo, após um golpe de estado. Em seu segundo mandato, Getúlio foi eleito por voto direto e governou o Brasil por três anos e meio até o dia de sua morte.

CANAIS





Artigos
Câmara Municipal
Cidades
De Olho no Emprego
Economia
Entretenimento
Esporte
Internacional
Moda
Mundo Pop
Notícias
Novelas
O que determina que primeiro de maio seja o dia do Trabalho em sua opinião?
Polícia
Política
Prefeitura Banner
Região
Saúde
Tecnologia
Três Lagoas
COLUNAS
Culinária
Mundo Pop
Esportes
Moda
CONTATO
(67) 3524 2129 / 3524 2868
contato@radiodifusora1250.com.br
LOCALIZAÇÃO
Rua Tiburcia Queiroz Monteiro, 850 - Santos Dumont
Três Lagoas / MS