+ Notícias

Por Carlos Henrique com informações Campo Grande News em 06/03/2018

Campanha de diagnóstico da hanseníase vai beneficiar 111 mil alunos de MS

Alunos de 5 a 14 anos de idade, serão beneficiados com a busca ativa para diagnóstico e tratamento de casos de hanseníase, de tracoma e de esquistossomose.

Divulgação -

Campanha do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, deve beneficiar cerca de 111 mil alunos, matriculados no ensino fundamental de escolas públicas no Estado. Eles passaram por exames de prevenção e terão noções quanto ao diagnóstico e tratamento de hanseníase, dentre outras verminoses.

Ao todo 166 escolas participaram da campanha que vai disponibilizar também o tratamento dessas crianças para crianças entre 5 a 14 anos de idade. A estratégia faz parte da “V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose” para diagnóstico de doenças que possuem tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com ações específicas para cada uma das doenças, a campanha envolve profissionais da educação e os que atuam no SUS, em especial os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância Epidemiológica dos municípios.

As atividades serão realizadas até o dia 30 de junho. A campanha, ocorrerá em 40 mil escolas públicas de 2,7 mil municípios no país que aderiram à ação e envolverá mais de oito milhões de alunos.

Do total de municípios que aderiram à Campanha, 2.615 (95,4%) são considerados prioritários, devido à vulnerabilidade social e ao risco de adoecimento da população por essas doenças.

Dentre os quais um é de Mato Grosso do Sul. Todos os municípios prioritários juntos receberam do Ministério da Saúde mais de R$ 16,5 milhões para a realização das ações propostas.

No ano passado, nenhum dos 50,4 mil alunos de Mato Grosso do Sul, que passaram pelos testes tiveram diagnóstico confirmado para hanseníase. 26,5 mil escolares foram tratados contra verminoses.

O lançamento oficial para todo o Brasil será dia 06 de março na Escola Estadual Professor Jercy Jacob em Várzea Grande, Mato Grosso

CANAIS





Artigos
Câmara Municipal
Cidades
De Olho no Emprego
Economia
Entretenimento
Esporte
Internacional
Moda
Mundo Pop
Notícias
Novelas
O que determina que primeiro de maio seja o dia do Trabalho em sua opinião?
Polícia
Política
Prefeitura Banner
Região
Saúde
Tecnologia
Três Lagoas
COLUNAS
Culinária
Mundo Pop
Esportes
Moda
CONTATO
(67) 3524 2129 / 3524 2868
contato@radiodifusora1250.com.br
LOCALIZAÇÃO
Rua Tiburcia Queiroz Monteiro, 850 - Santos Dumont
Três Lagoas / MS